segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Os 5 ministério na Igreja de Cristo


OS CINCO MINISTÉRIOS COMO MODELO DE DEUS PARA SUA IGREJA

No livro do Êxodo, vemos Deus libertando o povo de Israel do Egito e iniciando um
relacionamento com eles. Deus estabeleceu, por intermédio de Moisés, o caminho pelo
qual os israelitas deveriam seguir para que houvesse perdão e proteção através da presença
divina no meio deles. No monte Sinai, Moisés recebe uma planta, contendo o modelo de um
tabernáculo (lugar de moradia, habitação), também chamado de santuário. (Êxodo 25:8,9;
26:30)

Este tabernáculo refletia um outro tabernáculo, o celestial (Hebreus 8 e 9). Deus estava
colocando na terra uma maneira de se relacionar pessoalmente com o homem, e o modelo
daquilo que existia nos céus deveria prenunciar a habitação de Deus na igreja em Cristo.

Percebemos que a entrada da tenda, que levava ao Santo Lugar e ao Santíssimo, era
sustentada por cinco colunas, que sustentavam dois jogos de cinco cortinas cada e os
primeiros sacerdotes foram Arão e seus quatro filhos. Tudo isso aponta para o trabalho
ministerial descrito em Efésios: os cinco ministérios. (Êxodo 26:1-6; 26:36,37; 28:1)

O povo de Israel é o tipo da igreja iniciada em Jesus Cristo. Esta igreja é formada de
acordo com um modelo celestial descrito em Efésios 4:11-13 “E ele mesmo concedeu uns
para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e
mestres,com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço,
para a edificação do corpo de Cristo,até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno
conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude
de Cristo”.

Deus, em seu modelo para a igreja, tipifica no tabernáculo os cinco ministérios da seguinte
forma:

•As colunas – Sustentam a cobertura da igreja e abrem a porta para a revelação da
pessoa de Jesus.
•Os sacerdotes – Trabalham juntos para intercessão junto ao Pai, para o crescimento
da sua igreja.
•As cortinas – Cobrem espiritualmente a igreja, desde que os ministérios estejam
unidos.

O que percebemos nos dias atuais é uma restauração ministerial na igreja de Jesus, onde os
cinco ministérios estão se levantando e exercendo seu papel sacerdotal. Isso está trazendo
uma manifestação tremenda da presença de Deus nos cultos e nas famílias. A restauração
dos ministérios visa equipar, preparar e treinar os santos para o ofício sacerdotal, para o
ministério. (Efésios 4:12)

É importante ressaltar que os minitérios são iguais e devem estar ligados em unidade, para
que o tabernáculo, o resultado da aliança ministerial seja um todo. A igreja que tem em seu
corpo ministerial os cinco ministérios, experimenta uma presença poderosa de Deus, por
causa do modelo que o próprio Senhor ordenou para que Ele pudesse habitar no nosso meio.
(Êxodo 26:1-3)

Cada ministério existe a fim de revelar a pessoa de Jesus em uma operação diferente. A
igreja com os cinco ministérios tem o poder de revelar a Pessoa de Jesus na Sua Plenitude.

Essa revelação de Jesus.

•Traz a manifestação da presença do Pai. (João 14:9)
•Traz a manifestação das obras do Pai. (João 14:12)

Vejamos a característica de cada ministério, e como podemos identificar nosso chamado.
Lembre-se que o dom ministerial não é para todos, mas Jesus concedeu “alguns” para cada
ministério e esses são separados para exercer o ofício ministerial. Não se trata de cargos ou
posições na igreja, mas sim ofícios e vocações. (I Cor. 12:28,29)

JESUS É O APÓSTOLO
“Portanto, irmãos santos, participantes do chamado celestial, considerai o apóstolo e sumo
sacerdote da nossa confissão, Cristo Jesus” (Hebreus 3:11)
Significa “enviado, mensageiro, embaixador”. É alguém que inicia, que fundamenta, que
estabelece as igrejas, aquele que é um pai espiritual para os outros e tem o poder de
estabelecer líderes, e enviá-los.Sinais acompanham o ministério apostólico, ele prega e
ensina a Palavra de Deus, aponta e ordena ministérios, coloca a igreja em ordem e tem uma
visão global da igreja. É uma capacitação de tocar os outros quatro ministérios, quando
necessário.

JESUS É O PROFETA
“Com relação a Jesus Nazareno, um profeta poderoso em obras e palavras” (Lucas 24:19)
Significa “vidente, aquele que vê, porta-voz”. Fala sob a inspiração do Espírito Santo, aquilo
que está no coração e na mente de Deus. Tem o sentido de predizer coisas futuras. Revela o
coração dos homens (pensamentos, motivações e intenções). Distingue o verdadeiro do falso
facilmente e confronta o pecado, pronuncia juízos de Deus. Muitas vezes são sinais vivos da
presença de Deus, pois quando olhamos para eles, percebemos a mensagem de Deus para Sua
igreja.

JESUS É O EVANGELISTA
“E eu, se for levantado da terra (crucificado), atrairei todos os povos a mim” (João 12:32)
Significa “mensageiro de boas novas”. Ministério de colheita de almas. Visão de ganhar almas.
Milagres, prodígios e sinais acompanham seu ministério. Tem prazer nas conversões, nos
batismos e evangeliza com um propósito: trazer almas para a igreja. Prega Jesus aos ímpios,
não aos crentes e possui uma unção especial para convencer as pessoas a aceitarem a Jesus.

JESUS É O PASTOR
“Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas” (João 10:11)
Significa “cuidar, alimentar, apascentar, governar”. Dá aconselhamento e direção ás ovelhas,
lidera o rebanho e as ovelhas o seguem, pois reconhecem a voz de seu pastor e confiam
nele. Possui um ministério de cura. Tem prazer em tomar conta dos outros. Preocupa-se com
outros. Sacrifica-se pelas ovelhas. Tem paciência e leva os outros a descansar em Deus, pois
os alimenta com a direção da Palavra.

JESUS É O MESTRE
“Rabi, sabemos que és mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu
fazes, a menos que Deus esteja com ele” (João 3:2)
Significa “ensinar, instruir, fluir como água”. Estabelece e defende a verdade da Palavra.
É um instrutor na Palavra, corrige a doutrina. Leva outros a mergulhar profundamente
na Palavra de Deus. Constrói sobre o fundamento deixado por outros. Acumula grande
quantidade de revelações, facilmente.

Os cinco ministérios juntos são a identidade do corpo de Cristo, a igreja. Com eles, a igreja
obtém resultados tremendos:

•As cinco virgens prudentes, simbolizam os cinco ministérios que guardam e protegem
a unção.
•Os cinco talentos devem ser multiplicados para que sejamos recompensados pelo
Senhor.
•Os cinco pães geraram doze cestos cheios, na multiplicação. Multiplicando cada
ministério, enche-se todas as tribos da igreja com alimento.
•As cinco pedrinhas no ribeiro deram a Davi a vitória sobre Golias. Os cinco ministérios
unidos na direção de Jesus garantem a vitória contra os inimigos de Deus.

Pr. Célio Roberto / Pra. Jamile Ferreira
Pastores Apostólicos da IGAAD

7 comentários:

  1. amado que o senhor abençoe grande mente sua vida e seu ministério fique na paz

    ResponderExcluir
  2. Amados Pastores da IGAAD estava lendo a respeito dos 5 ministerio da igreja e gostei muito da palavra que Deus o TODO-PODEROSO abencoe a todos voces e sempre.

    A PAZ PARA TODOS VOCES DA IGAAD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz meu amado, fico feliz que tens acompanhado nosso blog e espero que a cada dia você e todos que visualizarem este blog, seja tremendamente abençoados, pois este é o nosso intuito.

      Obrigado pelo carinho e fique na paz!

      Att,

      Pr. Célio e Pra. Jamile

      Excluir
  3. Graça e paz amados,

    Bela postagem! Que o Senhor continue soprando Seu Santo Espírito sobre suas vidas.

    No amor do Senhor.

    Pr. Marcos Couto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Marcos Couto, graça e paz!

      Obrigado pelas palavras, desejo sobre ti e seu ministério um tempo de crescimento e multiplicação e que a cada dia sigamos lutando em favor do Reino do nosso Pai que esta nos céus!!

      Att,

      Pr. Célio Roberto

      Excluir
  4. Pastor Rogério Basilleus, IAJA-RJ, shalom!!

    Querido pastor, fui tremendamente edificado com este estudo, percebo claramente a importância da Igreja do Senhor Jesus caminhar nesta direção, temos discipulado nosso ministério neste sentido, desejo com tua benção, ministrar este ensino para nosso grupo, que Deus continue te usando de forma sobrenatural, abraços.
    contato: pr.rogeriogesiane@yahoo.com.br

    ResponderExcluir